OFICINAS MULTIPROFISSIONAIS: EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA IDOSOS DE UMA COMUNIDADE

Andreivna Kharenine Serbim, Letícia Farias Gerlack, Daniela de Souza Motta Marchi, Cristina Gaviolli, Marinês Cecconello, Letícia Bonamigo Moreira, Maria Cristina Werlang

Resumo


Objetivos: Descrever o processo de elaboração de oficinas de promoção da saúde voltadas a um grupo de convivência para idosos e compartilhar a experiência de uma equipe de residentes multiprofissionais na construção de metodologias para se discutir saúde dentro de grupos. Métodos: Entre 2007 e 2009, a equipe de residentes multiprofissionais acompanhou um grupo de convivência, constituído de aproximadamente quarenta idosos. Foram observadas as principais demandas em saúde a serem trabalhadas junto ao grupo e desenvolvidas oficinas para promoção da saúde. Resultados: Os temas trabalhados nas oficinas foram osteoporose, diabetes mellitus, dislipidemia, planejando o futuro e relações de cuidado. Os residentes construíram materiais didáticos, como cartazes, folders, bolsas coloridas, cartões ilustrativos, que ilustraram os temas abordados de forma lúdica. As oficinas possibilitaram que os participantes fossem agentes ativos no processo de aprendizagem e de fazer saúde, o que pressupõe benefícios à saúde física, mental e social desse grupo.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Revista Gestão & Saúde (ISSN 19824785)

Revista coordenada pelo Nucleo de Estudos em Educação, Promoção da Saúde e Projetos Inclusivos (NESPROM), do Centro de Estudos Avançados Multidiciplinares (CEAM), da Universidade de Brasília (UnB).

Copyright © 2014. Todos os direitos reservados