DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS ENFERMEIROS NA PRÁTICA DA LIDERANÇA EM ENFERMAGEM: UMA REVISÃO DA LITERATURA.

Bárbara Carneiro Rezende, Rosane Maria Andrade Vasconcelos, solange da silva lima, Paola Souza Santos, Mariana Lenina Menezes Aleixo

Resumo


Introdução: Entende-se que a Gestão em Enfermagem seja um conjunto de atividades gerenciais e assistenciais, caracterizadas pelo exercício da liderança sendo uma ferramenta imprescindível no processo de trabalho do enfermeiro Objetivo: conhecer as dificuldades que os enfermeiros enfrentam para por em prática o exercício da liderança em enfermagem. Metodologia: Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica extraídos das bases de dados LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e SciELO (Scientific Electronic Library Online), publicadas no período de 2000 a 2011. Resultados: Foram levantados ao todo 160 artigos, sendo que destes somente 6 foram analisados e catalogados por atenderem ao objeto da pesquisa. Da leitura extraíram-se as temáticas que respondessem o objetivo e criando posteriormente as categorias: 1- Precisão de conceito sobre liderança, 2- Percurso histórico sobre liderança na enfermagem, 3- Teorias da administração, 4- Estilos de liderança no contexto da enfermagem 5- dificuldades em relação à competência liderança. Conclusão: Cabe ao enfermeiro liderar a equipe de enfermagem, assumindo suas próprias funções como profissional competente e autônomo na equipe de saúde, garantindo os espaços conquistados com o seu saber, saber fazer e saber ser, no convívio com os demais profissionais de saúde.

Descritores: Enfermagem, Liderança, Gerência.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Revista Gestão & Saúde (ISSN 19824785).

Revista coordenada pelo Nucleo de Estudos em Educação, Promoção da Saúde e Projetos Inclusivos (NESPROM), do Centro de Estudos Avançados Multidiciplinares (CEAM), da Universidade de Brasília (UnB).